23 de setembro de 2010

Você quer seu GvSig em Portugês

iDEA Plus é Blog é bom


Mobilizando suas ideas Uma das características que mais me intrigaram e chegaram a me incomodar no lançamento da versão 1.9 do gvSIG foi a tradução para o Português do Brasil. O pessoal apaixonado pelo Spring, do INPE, que me desculpe (até porque eu também sou usuário do Spring, embora seja uma relação de amor e ódio ), mas traduzir "Capa" como "Plano de Informações" e "Vista" como "Bloco" é algo que só faz sentido no universo do Spring. Foge totalmente da filosofia adotada no gvSIG, e traz muita confusão na hora de seguir algum tutorial, ou até mesmo para trocar informações com usuários de outras línguas.


Pois bem, incomodado com a situação ao tentar gravar um vídeo-tutorial e me "embananar" com essa duplicidade de termos, resolvi botar a mão na massa e modificar o arquivo da tradução pt_BR. Além da troca dos termos citados, foram feitas pequenas correções, que me ajudaram muito, e espero que possam servir para outros usuários também.

Se você quiser experimentar essa nova versão, basta baixar o novo arquivo, e salvar em uma pasta do seu PC. Com o gvSIG aberto, clicar em Janela > Preferências e, na barra lateral esquerda da janela "Preferências" clicar em Geral > Idiomas. Ative a opção Português - Brasil e clique no botão [Install]. Selecione o arquivo que você baixou e clique em [Open]. Aparecerá uma janela comunicando que o arquivo de linguagem foi atualizado. Clique em [Ok], depois em [aceitar] e reinicialize o gvSIG para que as mudanças tenham efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala