8 de outubro de 2010

Recorte de Área ENVI 4


Neste modelo faz-se recorte utilizando o polígono criado no próprio ENVI, para isso é necessário abrir uma imagem qualquer. Para abri a imagem vá em: File > Open image File. Faça a composição RGB em Available bands List. Em seguida clique em overlay e depois em vectors.

Aparecerá a janela vector parameters. Selecione em Window: Scroll. Em seguida em File, clique em, creat new layer .
Em Layer Name de o nome para seu projeto. Para escolher o local onde será salvo o vetor no formato evf clique me Choose.
Em seguida clique em Mode para escolher a forma geométrica a ser usado, Clique em Add New Vectors para escolher o tipo de vetor que recortará a imagem. Utilizaremos Rectangle como polígono.


Aplique o ROIs... Como área de interesse.

Aplicar. Ferramenta Basic Tools: Para fazer o recorte clique agora em Subset Data Via Rois.
Selecione o raste que irá ser recortado pelo vetor.


Ok. Selecione o Polígono de Preferência.

Salve o local onde ficará salvo o recorte aplique.
Email: leonardogeopara@gmail.com

Referências Bibliográficas:
FITZ, Paulo. Geoprocessamento sem Complicação. São Paulo: Oficina do Texto, 2008;
SADECK, Geotecnologia. Sadeckgeo. (http://geotecnologias.wordpress.com/) acesso em: 03/09/2010.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala