14 de janeiro de 2010

PLANO DE AULA

http://www.ebah.com.br/busca.buscar.logic?q=plano+de+aula+de+cartografia&s=

PLANO DE AULA

Demanda educacional:

A aula de cartografia básica tem sua necessidade na medida em que apresenta um assunto de fácil aprendizagem e que facilitar a busca de estudos sobre o espaço, provocando o desenvolvimento de uma nova habilidade, que leva o aluno a dominar conceitos espaciais e sua representação, provocando assim um processo de construção de conhecimento através da utilização dos mapas como instrumento, indispensável de comunicação, para um melhor cotidiano.

Aula: Cartografia básica.

Público-alvo: Aluno do ensino médio.

Carga horária: 60 horas.

11 de janeiro de 2010

A importância do Professor na educação

http://www.ebah.com.br/a-importancia-do-professor-na-educacao-pdf-a32550.html

Fazer com que o sujeito compreenda o mundo em que vive e como ele se define. Compreender a realidade, manejar conceitos, apresentar informações que são bases necessárias para o desenvolvimento intelectual, e que também possa utiliza suas forças afetivas no sentido de mobilizar a sua criatividade, para que sejam capazes de atuar no presente e de ajudar a construir o futuro, não é uma tarefa nada fácil. Porém, com a figura do professor tudo isso pode ser diferente.

Tutorial - Envi - Classificação não supervisionada de imagem de satélite

http://www.ebah.com.br/tutorial-envi-classificacao-de-imagem-de-satelite-pdf-a32199.html

O Processamento Digital de Imagem melhorar o aspecto visual de certas feições estruturais para o analista humano e fornecer outros subsídios para a sua interpretação, inclusive gerando produtos que possam ser posteriormente submetidos a outros processamentos (FONSECA et al., 2000).

Neste tutorial procedeu-se a operação de classificação da imagem para o reconhecimento de padrões e objetos homogêneos. A classificação foi realizada pelo método não supervisionado, identificando-se na imagem áreas representativas dos seguintes temas: Solo exposto; Vegetação; Área edificada; Área de Várzea, Água.

Assim, o resultado da classificação foi uma imagem digital constituída de "pixels" classificados, representados por cores.
 

Tutoria - Envi - Correção Atmosférica

http://www.ebah.com.br/tutorial-envi-correcao-atmosferica-pdf-a32198.html

Introdução
Processamento Digital de Imagens (PDI) é a manipulação dos dados procedentes dos instrumentos de captação e armazenamento da energia eletromagnética. Esses dados são processados em softwares de PDI específicos para essa aplicação (SPRING, ENVI, ERDAS, IDRISI, TNTmips e GRASS). Os procedimentos e técnicas aplicados pelos softwares de PDI objetivam melhorar o poder de discriminação dos objetos e corrigir distorções. (HENRIQUE, 2009)

Neste tutorial utilizou-se o programa “ENVI” – considerado por cientistas como solução de excelência na extração de informações sobre imagens geoespaciais. Este aplicativo fornece novos caminhos para potencializar as tarefas de processamento de imagens e análise de dados.

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos apectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalahadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de métedo fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a apartir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala