8 de outubro de 2010

Recorte de Área ENVI 4


Neste modelo faz-se recorte utilizando o polígono criado no próprio ENVI, para isso é necessário abrir uma imagem qualquer. Para abri a imagem vá em: File > Open image File. Faça a composição RGB em Available bands List. Em seguida clique em overlay e depois em vectors.

Aparecerá a janela vector parameters. Selecione em Window: Scroll. Em seguida em File, clique em, creat new layer .
Em Layer Name de o nome para seu projeto. Para escolher o local onde será salvo o vetor no formato evf clique me Choose.
Em seguida clique em Mode para escolher a forma geométrica a ser usado, Clique em Add New Vectors para escolher o tipo de vetor que recortará a imagem. Utilizaremos Rectangle como polígono.


Aplique o ROIs... Como área de interesse.

Aplicar. Ferramenta Basic Tools: Para fazer o recorte clique agora em Subset Data Via Rois.
Selecione o raste que irá ser recortado pelo vetor.


Ok. Selecione o Polígono de Preferência.

Salve o local onde ficará salvo o recorte aplique.
Email: leonardogeopara@gmail.com

Referências Bibliográficas:
FITZ, Paulo. Geoprocessamento sem Complicação. São Paulo: Oficina do Texto, 2008;
SADECK, Geotecnologia. Sadeckgeo. (http://geotecnologias.wordpress.com/) acesso em: 03/09/2010.




1 de outubro de 2010

Correção Geométrica – ENVI 4.5

Nesse tutorial faremos a correção geométrica de uma imagem Landsat. Esse procedimento é chamado de georreferenciamento ou registro de imagem. Contudo, utilizaremos uma imagem já georreferenciada para registra outra. Para começarmos, abra suas imagens, a de referência no display1 (georreferenciada) e a ser referenciada no display 2 (para georreferenciar).
Em seguida vá ao menu principal em Map > Registration > Select GCPs: Image to Image, na caixa Image to Imagem Resgistrations, aponte em Base Image a imagem registrada e em Warp  Image a que será  registrada  e  OK.  Com isso aparecerá a outra  caixa  para coleta dos pontos de controle de registro.
Agora vamos para a parte mais importante que é a coleta dos pontos. Um ponto importante nesse processo é que você terá que dar prioridades para ponto antropizados como, por exemplo: pontes, estradas e outros. Depois de achar pontos semelhantes nas imagens, basta clicar em Add Point e seguir para o próximo ponto. Nesse procedimento tente colocar seus primeiro pontos na extremidade da imagem.
A partir do quarto ponto você pode usar o Predict, ou seja, você acha um ponto na imagem de referência e clica sobre o Predict e ele aproxima na outra imagem o local do ponto. Contudo, não se esqueça de usar a tela Zoom 4X  para ajustar seu ponto.

Utilizaremos para registro da imagem apenas 20 pontos distribuídos na imagem, mas é recomendável que se faça pelo menos 25 pontos bem distribuídos. Para ver o erro por pontos é só ir a Show list que aparecerá a caixa com todos os pontos e suas referências. Tente sempre deixar seu erro geral a baixo de 2, como na  figura ao lado. Os pontos acima de 2 selecione-os, delete-os e os refaça.
Terminado o processo, salve seus pontos indo, na tela Ground Control Points Selection, em File > Save GCPs to ASCII. Contud, para rodar o registro vá, ainda nessa mesma caixa, em Options > Warp File (as Image to Map).  Na primeira caixa, Imput Warp Image, selecione a imagem que será registrada e dê OK.
Na segunda caixa, Registration Parameters, entre com os parâmetros corretos da imagem que dependendo de sua imagem fonte podem vir com erros, caso contraria não modifique nada. Verifique tamanho do pixel, número de linhas e colunas, polynomial, background. Clique em Choose dê um nome de saída e OK, assim será iniciado o processo e ao final sua nova imagem será inserida na Available Bands List. Salve sua imagem em formato TIFF/GeoTIFF indo em File > Save File As.

Por Leonardo Sousa dos Santos



Composição Colorida RGB no ENVI 4

Abra o ENVI e em barra de ferramenta do menur principal (File) > selecione Open Imagem File > carregue todas as Bandas.

Depois, na Barra de Ferramentas do Menu Principal clique em: Basic Tools > Layer Stacking, para abrir a janela: Layer Stacking Parameters.

Em Layer Stacking Parameters clique no botão Inport File... Para inserir as bandas que vão compor a imagem RGB.
Selecione todas as bandas e clique no OK!
No botão Choose escolha a pasta onde será salvo a composição RGB
Em nome do arquivo: nomeie seu arquivo: RGB_223_61_2008 ou outro nome que possa identificar sua composição
Clique em Ok! e espere alguns segundos o processamento da composição RGB.
Depois do processo no Avaliable Bands List aparecerá sua composição RGB. Selecione RBG Color ao lado do Gray Scale e faça sua composição colorida R,G, B .
Algumas composições Coloridas RGB.

Por Leonardo Sousa dos Santos



Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala