22 de fevereiro de 2011

DIVULGAÇÃO DADOS DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS DO MÊS DE JANEIRO/2009 e DEZEMBRO DE 2008, OCORRIDAS NA RMB COM REGISTRO NO SISP.



Veja o balanço de seu Bairro!

A Secretaria de Estado de Segurança Pública divulgou, nesta segunda-feira (2), em entrevista coletiva a jornalistas, os números de ocorrências policiais registrados nos primeiros meses de 2009, na Grande Belém. A apresentação dos dados foi efetuada pelo economista Roberto Senna, supervisor-técnico do DIEESE/PA. Estiveram presentes na coletiva o secretário de Estado de Segurança Pública do Pará, Geraldo Araújo; o delegado-geral Raimundo Benassuly, e o coronel Augusto Leitão, subcomandante da Polícia Militar do Pará. Para ver os números. acesse o link: http://www.policiacivil.pa.gov.br/?q=node/1700

Fig. 1 - Quadro Demostravivo 2008/2009

Fonte: Sistema Integrado de Segurança Pública - SISP

O Observatório de Segurança Pública propõe-se a realizar um acompanhamento detido, com base nos dados do Mapa da Violência, da situação dos jovens no Estado do Pará e apontar politicas públicas bem-sucedidas na área.

Fig. 1 - Mapa Demostravivo 2008/2009

Os relatórios têm sido fonte inestimável para quem pesquisa na area de segurança pública. Além de acompanhar os números da violência, o mapa apresenta uma fonte segura e contínua para o acomanhamento das tendências da violência em Belém.

Espera-se que a cobertura sistemática desses problemas permita a elaboração de politicas públicas específicas para a juventude a fim de respeitar os direitos desse importante grupo social.

Um comentário:

  1. Muito boa a dica.
    Que pena que o Governo só divulgue esses dados com um atrazo de alguns anos.
    Seria muito mais aproveitado se a sociedade pudesse saber onde estão as áreas mais perigosas da cidade, igual ao sistema Wikicrimes.
    Isso daria um aporte social muito maior nas condições de segurança, reduzindo os indices nefastos pelos quais Belém passa hoje.

    Engraçado é que os bairros que popularmente são conhecidos como os mais perigosos não aparecem na lista... Será que as ocorrencias lá não são registradas? Por que?

    Espera-se que a proposta de políticas públicas implementadas sejam "geoacertadas".

    Valeu pela postagem, esse blog está cada dia melhor!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala