4 de março de 2011

Análise da Distribuição Espacial das Farmácias de Manipulação do Centro de Belém-PA

Rafaela da Penha Paiva dos Santos¹
¹Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ, Brasil
Leonardo Sousa dos Santos¹
¹Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Brasil



Resumo: Artigo.

Depois das grandes redes de drogarias, é a vez das farmácias de manipulação. O Brasil já é o maior mercado mundial de farmácias de manipulação. A Distribuição Espacial das Farmácias de Manipulação em Belém é um trabalho importante e imprescindível, pois, Pode-se observar que os estabelecimentos de manipulação estão restritos a um público consumidor específico e que  há mercado e público para a manutenção deste tipo de empreendimento.

Depois das grandes redes de drogarias, é a vez das farmácias de manipulação. Aproveitando um crescimento que já faz do Brasil o maior mercado mundial de medicamentos manipulados, as farmácias de manipulação tornaram-se o novo alvo do mercado´, avalia a farmacêutica Luisa Saldanha, presidente do Grupo Pharmapele.

Análise da Distribuição Espacial das Farmácias de Manipulação em Belém é um trabalho importante e imprescindível, pois, irá proporcionar uma análise espacial que possibilitará termos uma visão diferenciada distribuição atual dos estabelecimentos de comercialização de medicamentos manipulados.

Neste contexto o Sistema de Informação Geográfica (SIG) “é um poderoso conjunto de ferramenta para coleta, armazenamento, recuperação, transformação e visualização de dados espaciais do mundo real para um conjunto de propósitos especiais”. (Burrough; Mc Donnell, (1998). Ou seja, pode-se com o SIG conhecer melhor uma região para uma futura tomada de decisões e ainda proporcionará uma alternativa de alto valor para analisar a distribuição espacial das farmácias de Manipulação de Belém.

O mapeamento das farmácias foi realizado através de um trabalho de campos e consulta em site oficiai (Conselho Regional de Farmácia – CRF-Pa), Catálogo analógico (papel) e digital. Posteriormente transferi-se para as informações para uma base digital (Excel). Belém tem hoje 34 farmácias de manipulação distribuídas em 15 bairros centrais, (tabela 1). Na Tabela 2, é possível observar a quantidade de farmácia por bairros.
 
Figura 1. Mapa Temático da Distribuição das farmácias por bairros.
Fonte: Elaboração própria.

Espera-se que este trabalho possa servi de instrumento de auxilio para futuras análises sobre os vários pontos de estabelecimentos de farmácias de manipulação e ainda auxilie em futuros estudos, planejamentos e tomada de decisão.

Referências Bibliográficas

FITZ, P.R. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina do Texto, 2008.
GUIMARÃES, L. H. R, Espacialização da Criminalidade no Centro Histórico de Belém: O Uso do geoprocessamento para definição de diretrizes de intervenção. (Trabalho final de graduação apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade da Amazônia – UNAMA), Belém, 2009.
HENRIQUE. A. P, Utilização de um Sistema de Informações Geográficas na Implementação da Lei de Zoneamento de Farmácias e Drogarias. Rio Grande do Norte, sem data.
SANTOS, L. S. Uso de sistema de informação geográfica aplicado ao mapeamento dos hidrantes do centro histórico de Belém-Pa. Belém, 2010.
SOUSA, K. F. Uso de Geotecnologia no Mapeamento e Localização de Hidrantes de Coluna do Centro de Terezina-PI.

Sites Visitados
http://www.guiamais.com.br/busca/farmacias+de+manipulacao-belem-pa
http://telelistas.net/1/24_PA/91000_belem/218/330/99141/farmacias-manipulacao.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala