29 de março de 2011

LOCALIZAÇÃO DOS HIDRANTES DA ÁREA DE ATUAÇÃO DO 1º GBS

LOCALIZAÇÃO DOS HIDRANTES DA ÁREA DE ATUAÇÃO DO 1º GRUPAMENTO DE BUSCA E SALVAMENTO DE BELÉM - 2007

O 1º GBS ao comando do Sr Alexandre Costa Nascimento - Maj QOBM, tendo como missão “Superar e surpreender, em busca da excelência no atendimento a sociedade!” foi um pioneiro na criação de um mapa temático da localização dos hidrantes. Este trabalho na época possibilitou identificar onde estão instalados os hidrantes e, por conseguinte também nos indicar pontos considerados críticos, em função de sua distribuição.

Este projeto teve por finalidade, através dos conjuntos de tecnologias e técnicas disponíveis para cartografia, elaborar um mapa temático representativo da localização espacial dos hidrantes da área de atuação do 1º Grupamento de Busca e Salvamento.

A metodologia empregada para a confecção do mapa temático iniciou-se com um trabalho de campo envolvendo vários procedimentos, que possibilitou fazer o levantamento dos hidrantes existentes na cidade. Esse levantamento disponibilizou as informações sobre a situação operacional dos hidrantes.

Os procedimentos de avaliação dos hidrantes aconteceram através de uma ficha de avaliação que detalhou a condição física e operacional dos dispositivos. Posteriormente os hidrantes serão georreferenciados com um aparelho de GPS (Sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global).

O mapa da localização dos hidrantes da área de atuação do 1º GBS é uma amostra dos recursos da cartografia, através do conjunto de técnica e tecnologia de coleta, armazenamento, tratamento de informação e análise espacial aplicada em uma determinada área, mas, também como uma tecnologia a serviço da qualidade de vida humana. Portanto, disponibilizando através um mapa temático, informações precisas e essenciais sobre a localização dos hidrantes.

Hoje sabemos que tal trabalho pode ser melhorado através de Sistema de Informações Geográficas, possibilitando também utilizar várias variáveis para análise espacial desta região

Fica postado o primeiro trabalho de mapeamento realizado por este Militar com a participação de todo grupamento e em especial ao Major Nascimento que esta sempre disponível a novas idéias e trabalho que possibilita se “Superar e surpreender, em busca da excelência no atendimento a sociedade!” e ao Ten Cezar oficial motivado e motivado.

1º GRUPAMENTO DE BUSCA E SALVAMENTO - Rodovia Arthur Bernardes, s/nº, complexo Miramar. Bairro de Val de Cans. Fones: 0XX91 3257 22 65 (Comunicação) e 3257 4370 (Comando).


Imagem: Instrução para o CFSD de Castanhal, Sd Leonardo e ao fundo Ten Cezar.


Deixe seu comentário e baixe o mapa em PDF:
http://www.4shared.com/document/XDrK7iFg/Mapa_rea_1_GBS_A1-GBS__1_.html

Visite o 1º GBS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala