2 de setembro de 2011

Mapa do Curió - Utinga/Parque Estadual do Utinga (Peut)

O Curió-Utinga é o maior bairro em extensão territorial de Belém, porém com umas das menores populações, isso se deve ao fato de a maior parte do bairro estar na área de proteção ambiental do Utinga. O Parque Estadual do Utinga (Peut) criado em 1993 é uma área de preservação mantida pela SEMMA - Secretaria Estadual de Meio Ambiente, com o apoio do BPA - Batalhão de Policiamento Ambiental, que realiza a segurança, fiscalização, proteção e ainda utilizasse do espaço para fazer a soltura de animais e treinamento militar. O Parque ainda recebe em seu espaço o Exército, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Corpo de Bombeiro Militar, que utiliza a área para desenvolver atividades de treinamento de busca e resgate em área de selva.

Fig 01 - Treinamento dos Bombeiros no Parque Estadual do Utinga - 2005: Curso de Cartografia e Orientação em Área de selva e o Curso de Resgate em Área de Selva.

Localizado na Avenida João Paulo II próximo ao bairro do Utinga entre os municípios de Belém e Ananindeua, é a maior área de conservação da natureza com proteção integral da Região Metropolitana de Belém, aberta à visitação com uma área de 1.340 hectares.

O Parque Estadual do Utinga (Peut) abrigar Estação de Tratamento de Água do Utinga (COSANPA) e os Lagos Bolonha (menor lago) e Água Preta (maior lago), que abastecem 60% da água que chega às casas dos municípios de Belém, Marituba e Ananindeua, através da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

O Parque Estadual do Utinga é aberto à visitação de segunda à sexta, das 06 às 14h, e aos sábados e domingos, das 8 às 12h. Para escolas, instituições e demais grupos acima de 15 pessoas, o agendamento com trilhas e outras atividades é feito no local.

Na busca de informações sobre o bairro do Curió- Utinga e do Parque Estadual do Utinga, percebi que a internet não disponibiliza nenhum mapa da área. Então resolvi preparar um mapa com as seguintes referências -  Projeção: UTM, Datum: WGS84, Zona: 22 S, Base de Dados: Diretoria de Serviços Geográficos, Vetorizado através de imagem Belem ikonos 06/08/2006 e Composição Colorida R1G2B3.

Veja com ficou.

Fig 02 - Mapa do Curió-Utinga/Parque Estadual do Utinga.

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala