24 de julho de 2012

CÁLCULO DE AZIMUTE E RUMO EM EXCEL



Antes devemos compreender os conceitos de azimute e rumo e bússola.

O AZIMUTE (AZ) - são ângulos gerados entre a direção do norte-sul magnético e a direção do alinhamento visado. A amplitude destes ângulos varia de 0º a 360º no sentido horário.

RUMO - São ângulos gerados entre a direção norte ou sul magnético e a direção do alinhamento, ou seja, os rumos tem por origem a direção norte ou sul.

A BÚSSOLA - é um instrumento destinado à medida de ângulos horizontais e à orientação no terreno. A bússola é um goniômetro (instrumento com que se medem ângulos) no qual a origem de suas medidas é determinada por uma agulha imantada que indica uma direção aproximadamente constante que é o Norte Magnético (NM).

Como determinar um azimute com a Bússola.

Agora suponha que você quer determinar o azimute de um ponto de referência. Ponto de uma árvore, por exemplo:

1. Aponte a bússola para a direção que você deseja caminhar (Árvores)

Figura 1 - Visada do objeto pelo entalhe da mira

2. Determine o valor do azimute rodando o mostrador da bússola, de modo que a seta nele desenhada fique coincidente com a parte vermelha da agulha magnética.
Figura 2 - Nivelando a bússola

3. O grau que estiver alinhado com a linha de fé é o azimute do nosso ponto de referência.
Figura 3 - Calculando o azimute

Quando se caminha, segundo um azimute, com a finalidade de atingir determinado ponto específico, caso se tenha conhecimento da distância que dele se está, deve-se utilizá-la como meio da passada individual, geralmente aferida antecipadamente. A aferição consiste na verificação do número médio de passos que cada indivíduo executa ao percorrer, em terreno variado, uma distância pré-estabelecida, normalmente, 100 metros.

Cálculo de azimutes rumo em planilha de Excel.

Contudo, quando não temos a bússola, mas, temos as coordenadas pode-se calcular o azimute e o rumo através de uma vasta gama de softwares disponíveis no mercado, especialmente, desenvolvidos para a área de topografia.

Se você não sabe determinar coordenadas em carta topográfica leia:
Assim, deixo a disposição um link (http://www.amiranet.com.br/downloads) que disponibilizou uma tabela em Excel que pode ajudar na determinação destes ângulos notórios e outros cálculos como por exemplo:

• Transformação de Sistemas Geodésicos,
• Cálculo do azimute a partir do ângulo horizontal,
• Cálculo das projeções e coordenadas e
• Outros.

Um comentário:

  1. Seu curriculo é interessante. Continue nesse segmento. São poucos os que se dedicam. Parabens.

    ResponderExcluir

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala