20 de abril de 2012

Novo Major da Polícia Militar!


Hoje aproveito o espaço para parabenizar o novo Major da Polícia Militar Adenilso, que recebe sua merecida promoção, fruto do reconhecimento pelos anos de dedicação e trabalho na segurança pública. Ter competência e dedicação no trabalho é o que se espera de um bom Militar; pelas suas qualidades e esforço próprio conquistastes e avanças mais um degrau na escalada ao sucesso. Parabéns!

Receba com orgulho esta conquista e fique com Deus!

14 de abril de 2012

II CICLO DE PALESTRAS DA PESCA

25 27 de abril de 2012
Auditório Central do IFPA
Campus Belém
PROGRAMAÇÃO

25 de abril 

17:00-18:00 - Inscrição e entrega de materiais

18:00-19:00 - Detecção de impactos por metais pesados através de análise de DNA nuclear em peixes.  Prof. Dr. Carlos Rocha – IFPA19:00-19:30 Intervalo

19:30-20:30 - Pode o conhecimento da morfologia de uma espécie cultivada contribuir na taxa de sobrevivência? - Prof. Dr. Fernando Abrunhosa – UFPA.

20:30-21:30 - "Resíduo zero": sustentabilidade para a indústria pesqueira - Profa. Dra. Marileide Moraes Alves – UFPA Campus Bragança.

26 de abril

8:00-19:00 - Tendências atuais da Pesca no litoral do Norte do Brasil, um processo de sobrepesca ou ocasião de mercado - Prof. Dr. Roberto Vilhena do Espirito - Santo – IFPA

19:00-20:00 - Efeitos dos processos biogeofísicos de média e grande  escalas na produção biológica e pesqueira da costa    Amazônica - Prof. PhD. Eduardo Tavares Paes – UFRA

20:00-20:30 - Intervalo

20:30-21:30 - As áreas marinhas protegidas e a pesca artesanal um estudo de caso no Litoral norte do
Brasil - Prof. Dr. Mauricio Camargo – IFPA

27 de abril

18:00-19:00 - Situação da pesca do camarão  Macrobrachium no estuário Amazônico.  Profa. Dra. Bianca Silva – UFPA

19:00-20:00 - Aplicação de SIG nos recursos pesqueiros – um estudo de caso na Plataforma continental do AmazonasMsc.  Déborah Martins - MPA

20:00- 20:30
Lançamento do livro
Acaris Ornamentais Do Médio Rio Xingu - Ornamental Plecos of the Middle Xingu River
 Autores:
Mauricio Camargo – IFPA
Heriberto Gimênes Junior - UNIDERP
Lúcia Rapp Py-Daniel – INPA
Estudantes, participantes de grupo de pesquisa na instituição
Claudia Antonia Campos Rodrigues
Heriberto Gimênes Junior
Lays Kelly Santana dos Santos
Leonardo Sousa dos Santos
Leonidas Dias da Silva
Maria Sintia Monteiro da Costa

Informações e inscrições:
Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia – IFPA
Av. Almirante Barroso, 1155, Marco, CEP: 66093-090
Coordenação de Recursos Pesqueiros e Agronegócios

Coordenação Geral:
Prof. Maurício Camargo Zorro
Prof. Osvaldo Campos Teixeira
Profa. Maria Sintia Monteiro da Costa
Profa. Suzete Duarte da Costa

Coordenação Estudantil:
Claudia Rodrigues
Nara Moreira


Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala