17 de dezembro de 2012

2ª EDIÇÃO - CURSO DE NAVEGAÇÃO TÁTICA DE ASSALTO E RESGATE


A C.R.I.S.E dá inicio as inscrições da 2ª edição do curso de Navegação Tática de Assalto e Resgate.

Serão dois dias de intensivos treinamentos envolvendo as disciplinas de navegação terrestre com bússolas e GPS, bem como a conduta de patrulhas em área de selva.

A equipe de instrução é formada por profissionais da segurança pública com alto nível técnico:

Equipe de instrutores: TEM CEL BARBOSA, SGT BM ANDRADE, SGT PM CLÁUDIO, CB PM L. PAULO, CB PM B e SD BM LEONARDO.

O Curso de Navegação Tática de Assalto e Resgate (NTAR) destina-se aqueles desejam aprender a navegar com mapas topográficos, bússola e GPS. É um curso onde o aluno será capacitado a utilizar cartas topográficas em diversas escala, bússolas e GPS. Também será capaz de:

 Dominar os principais conceitos espaciais e sua representação;
 Utilizar os recursos cartográficos no apoio a tomadas de decisões;
 Saber planejar ações com a utilização dos recursos cartográficos;
 Progredir ponto a ponto;
 Saber aplicar a patrulha de assalto;
 Saber aplicar a patrulha de reconhecimento;
 Conhecer as técnicas de assalto em área de selva e
 Etc...

Neste curso os alunos percorrerão um percurso previamente determinado, descrito ou não em um mapa de orientação e balizado por pontos de controle, em meio aos mais variado terrenos: vegetação, campos, parques, áreas urbanas e etc.

O principal diferencial deste curso em relação aos demais é o fato de que os alunos terão a capacidade de interpretar sinais, determinar posições em relação ao terreno e buscar caminhos que facilitem a progressão sobre o mesmo. Este também proporciona o desenvolvimento da auto-confiança, estimula a tomada de decisões, ensina a estabelecer metas, cumprir e alcançar objetivos.


DISTINTIVO DO CURSO DE NAVEGAÇÃO TÁTICA DE ASSALTO E RESGATE


Composto por dois círculos de cores verde e amarela, representando dois, dos três perímetros de segurança em uma situação crítica.

O CÍRCULO VERDE representa o perímetro externo (local destinado a formar uma zona tampão entre o perímetro interno e o público) em que esta sobreposta o nome do curso NAVEGAÇÃO TÁTICA DE ASSALTO E RESGATE em cor branca, fonte STENCIL e intercalando o nome do curso estão duas estrelas em cores amarelas.

A primeira estrela localizada a esquerda representa a grandiosidade da Hileia Amazônica e sua biodiversidade natural, as quais fundamentam a importância e dificuldade da navegação aérea, aquática e terrestre na busca do resgate de vítimas e reféns.

A segunda estrela localizada a direita representa a força, a perseverança e a sabedoria do emprego da navegação para o homem.

O CÍRCULO AMARELO representa o perímetro interno (local que circunda o ponto crítico, formando uma zona estéril), sobreposto ao círculo está uma rosa dos ventos e seus pontos cardeais: (N) norte; (S) sul; (E) leste e (W) oeste e anteposto está um punhal em cor preta que simboliza uma agulha magnética da bússola e um raio em cor vermelha simbolizando a força e o emprego de um assalto tático em uma situação
crítica.

Abaixo do círculo verde sustentando a simbologia do curso em cor azul estão sobrepostos em cor branca, fonte stencil o nome da instituição C.R.I.S.E (Capacitação Recomendada na Intervenção de Situações Especiais) e a sigla NRTA (Navegação Tática de Assalto e Resgate).

Em torno e completando o distintivo está a figura mitológica da Hidra em tonalidades de cores verde, preta, cinza, vermelha e branca, a qual possuía um corpo de dragão com nove cabeças, as quais podiam regenerar-se quando eram cortadas formando uma figura de coração correspondente ao amor e fidelidade pelo curso e pela instituição C.R.I.S.E.

O distintivo possui uma largura de 8.00 cm por 6.00 cm de altura confeccionados em metal, tecido e emborrachado, terá ainda sua confecção em tecido e emborrachado com tonalidades em preto e cinza.

Os distintivos serão usados nos uniformes representativos de cada Instituição que compõe o Sistema Nacional e Estadual de Segurança Pública (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares), Forças Armadas e Instituições Privadas, conforme Regulamento de Uniformes de cada instituição.

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO


FOTOS: http://www.crisetreinamento.com.br/fotos/fotos-navegacao-tatica-de-assalto-e-resgate-25-e-26-de-agosto/

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala