16 de janeiro de 2013

geotecnologia no Combate aos Incêndios no Centro Histórico de Belém


Em 2012 o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará (CBMPA), através do Soldado BM Leonardo, participou da SEMANA DO PATRIMÔNIO PARAENSE. No evento o militar apresentou o trabalho sobre “Espacialização e Analise dos Incêndios Urbanos do Centro Histórico de Belém de 2009 – 2011”.



Este trabalho tem sua importância na medida em que o Centro Histórico de Belém (CHB), possui construções antigas e tem sofrido com grandes ocorrências de incêndios, principalmente pelo fato de algumas lojas armazenarem em seus departamentos, fogos e explosivos ao lado de material inflamável e baixa qualidade da fiação elétrica dos edifícios e das residências históricas.

O presente trabalho faz encontra supedâneo no que pré leciona a inteligência do artigo 21 da nossa magna carta. Ou seja, proteger bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos e proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico...”


Com este trabalho o militar dá continuidade nos estudos e análise da distribuição dos hidrantes e dos padrões pontuais das ocorrências de incêndios no Município de Belém. No primeiro momento o trabalho tem como objetivo identificar as áreas de concentrações de foco de incêndio no Centro Histórico de Belém (CHB) e auxiliar os órgãos responsáveis pela preservação e proteção contra incêndio  na elaboração de política adequada de planejamento de redistribuição de recursos destinados à proteção contra incêndio deste patrimônio da Amazônia.

Com os dados levantados, tratados, tabulados, geocodificados e espacializados foram possíveis desenvolver e apresentar resultados consistentes quanto à distribuição e concentração espacial dos incêndios e dos hidrantes no Centro Histórico de Belém.

Através de técnica de geoprocessamento empregada, foram encontrados áreas de risco que precisam de maior atenção dos órgãos responsáveis pela prevenção a incêndios urbanos (Figura 1).

A Figura 1, mostra a superposição das camadas de “zonas quentes” de incêndio e “zona fria” de cobertura de hidrantes. Por interpretação visual entre estas duas camadas, observa-se que na região oeste do CHB existe apenas uma parte das três “zonas quente” de incêndio coberto pelo sistema de hidrantes urbanos.

Figura 1 – Mapa com de interseção das “Zonas Quentes” e “Zona Fria” dos incêndios e hidrantes no CHB
Fonte: Elaboração Santos, L.S.

A sobreposição das bases cartográficas geradas ajudaram na elaboração de mapas temáticos que contribuíram sobremaneira para a conclusão do trabalho e enriquecimento das análises. Na oportunidade, sugeriu-se a elaboração de uma base com a localização dos prédios tombados pelo patrimônio público para analisar e avaliação, por exemplo, da proximidade das áreas de densidade de incêndio deste partrimônios históricos.

Entra as várias conclusões pode-se destacar a necessidade de redistribuição dos hidrantes no bairro da Cidade Velha e Campina, principalmente nas principais vias no entorno do CHB para melhorar as ações de combate a incêndios, manobras de estabelecimento e abastecimento de viaturas do CBMPA.


Ainda observou-se que várias instituições financeiras estão próximas às áreas de maior concentração de hidrantes urbanos, mas, não significando uma área protegida em função a pouca vazão destes dispositivos (Figura 2).

De acordo com Leonardo (2011), “no aspecto de vazão L/m (litro do minuto) o CHB está muito aquém do ideal. Apenas 37 % possui vazão mínima (1000 L/min.) no período diurno e 25% com vazão mínima (1000 L/min.) no período noturno”.

 Figura 2 – Mapa de uso do solo do CHB e “zona fria” de cobertura de hidrantes.
Fonte: Elaboração Santos, L.S.

Contudo, o desafio e continuar as análises com um grupo de estudo multidisciplinar e estruturar um banco de dados geográfico (BDG) como uma solução de Gerência de Informação (GI) das ocorrências do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará utilizando a tecnologia de plataforma web com o uso de softwares livres. Conceber a estrutura de um sistema GI com estas características traz benefícios no que diz respeito a automação de tarefas, monitoramento de todas as fases do atendimento das ocorrências, publicação de resultados com estatísticas e mapas, auxílio a tomada de decisões, planejamento de recursos operacionais, e a viabilidade de alcançar distantes municípios em um vasto território como o do Estado do Pará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala