1 de agosto de 2013

MAPEAMENTO DOS HIDRANTES URBANOS DE BELÉM EM AMBIENTE WEB

 
Leonardo Sousa dos SANTOS¹
Orleno Marques da SILVA JUNIOR²
 
¹CBMPA - Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Pará Av. Júlio César, 3000 - Val-de-Cães - Belém-PA - CEP:66013-010 Soldado CBMPA e Esp. Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. E-mail: leonardocbmpa@yahoo.com.br
 
²IMAP - Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial Centro de Tecnologia, bloco C - CEP: 21949-972 Ambiental; Esp. em Geotecnologias; Mestre em Geografia. Doutorando em Energia E-mail: orleno@ppe.ufrj.br

INTRODUÇÃO
Com o crescimento urbano de Belém, caracterizado pela dinâmica da economia e do comércio tem-se um maior aglomerado de imóveis. Com isso, um acúmulo de materiais combustíveis em função das residências, lojas, indústrias e outras construções cresce o risco de sinistro de incêndio, em função de muitas destas construções possuírem instalações elétricas antigas, carentes de manutenção preventiva ou corretivas (SANTOS, 2008).
O conjunto dos materiais combustíveis facilita a propagação do fogo e isso leva a pensar a realizar trabalhos preventivos e organizados de combate a incêndios nestes conglomerados urbanos, pois, os recursos utilizados para a prevenção e combate direto ao fogo, como os hidrantes, não estão acompanhando a dinâmica do crescimento da cidade de Belém, ou seja, a logística de abastecimento de água por hidrantes urbanos, para o abastecimento das viaturas de combate a incêndio, não vem acompanhando o crescimento cidade de Belém.
As cidades crescem em tamanho e em  complexidade, assim, os hidrantes precisam ser gerenciados de forma mais eficiente. Estes dispositivos foram escolhidos em função da importância destes na captação de água para emprego nos serviços de bombeiros, principalmente no combate a incêndios.
A criação de um mapa temático digital da localização dos hidrantes de Belém possibilita identificar onde estão instalados os hidrantes e, por conseguinte também indicará pontos considerados críticos, em função de sua má distribuição e inoperabilidade.
O Mapa temático dos hidrantes em ambiente Web é um recurso importante e essencial que, tem como proposta principal dinamizar e aperfeiçoar o abastecimento das viaturas tanques do Corpo de Bombeiros, num pequeno ou grande sinistro de incêndio, pois, a diminuição da perda de bens em decorrência das ocorrências de incêndios, não estar somente ligado ao grau de adestramento e prontidão do Corpo de Bombeiros, mas, também a eficiência e eficácia deste no combate e no tempo resposta de abastecimento das viaturas tanques, o que significa uma maior autonomia no abastecimento e no combate ao fogo, afinal, se o tempo de saída para o abastecimento destas viaturas e o seu retorno for curto, diminui-se, consideravelmente, a perda de bens e o total da área afetada no entorno do sinistro.
Este projeto tem por finalidade, através dos conjuntos de tecnologias e técnicas disponíveis em função do avanço geotecnológico e elaborar mapa digital em ambiente web. A geotecnologia, através da cartografia digital, tem possibilitado o desenvolvimento de pesquisas, ações de planejamento, processo de gestão, manejo e em tantos outros aspectos relacionados à estrutura e fenômenos no espaço geográfico.
Para Amorim (2007), a utilização de novas tecnologias e o uso de computadores conectados à internet estão presentes em todos os segmentos importantes das sociedades do mundo atual.
Neste contexto, a cartografia digital voltada principalmente para a correta representação da realidade ambiental tem permitido a identificação confiável do posicionamento de eventos e entidades, juntamente com medições em informação de suas extensões e direção espacial. (XAVIER, 2007).
A partir do exposto acima, este trabalho tem como objetivo específico mapear o parque de hidrantes instalados na Rede de Distribuição de Água (RDA) de Belém e atender a necessidade do Corpo de Bombeiros de Belém de indetificar qual localização do hidrante mais próxima ao local de ocorrência para o abastecimento das viaturas de combate a incêndio urbano.
Ou seja, o trabalho visa gerar um mapa online dos hidrantes de Belém através de técnica de geoprocessamento para agilidade, facilidade a localização dos hidrantes urbanos instalados na Rede de Distribuição de Água de Belém.
Deseja-se dinamizar e aperfeiçoar o abastecimento das viaturas de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará e disponibilizar um serviço de mapeamento disponível gratuitamente em um sistema de informações ligadas através de hipermídia na Web.
 

Através do trabalho de pesquisa e de campo, identificou 96 hidrantes instalados na rede de distribuição de água de Belém, sendo que destes 92 do tipo hidrante coluna, 3 tipo coluna de hidrante e 1 hidrante subterrâneo.

Identificação da operacionalidade dos hidrantes no Google Maps.
A identificação da operacionalidade dos hidrantes no Google Maps será através das cores dos marcadores do serviço. O quadro 1 indica as cores que possibilitam identificação dos hidrantes possuem condições de abastecer uma viatura tanque do Corpo de Bombeiros.

 
    VISUALIZAÇÃO E CONSULTA
A confecção de mapa temático digital, utilizando tecnologia de plataforma web e o uso de softwares de mapeamento, traz benefícios no que diz respeito à automação de tarefas e gerenciamento do abastecimento das viaturas do CBMPA.
 
Quadro 1 – Modelo dos marcadores e característica dos hidrantes no Mapa Temático do  Google Maps.
Fonte – Autor, 2013.
 
O programa Google Maps possibilitou a visualização e consulta das informações dos hidrantes da Rede de Distribuição de Água de Belém (Figura 2). Na consulta podem-se explorar as informações de identificação dos hidrantes, sua localização e operacionalidade.
 
Figura 2 - Visualização dos dados e informações dos hidrantes do bairro da Campina. Fonte – Autor, 2013
Na Figura 3, observa-se as informações dos hidrantes coletas com a visita “in loco”. Os dados apresentados é uma síntese da avaliação dos aspectos físicos dos componentes dos hidrantes, através a abertura da caixa de registro e verificação de peças destes dispositivos de segurança.
 
Figura 3 - Visualização dos dados e informações dos hidrantes. Fonte – Autor, 2013
 
Por fim, o mapa dos hidrantes de Belém será disponibilizado na pagina do Corpo de Bombeiros Militar do estado do Pará: http://www.bombeiros.pa.gov.br/ e no Blog: http://geopara.blogspot.com.br/ para a realização de consulta de rota, tendo como referência o serviço de cobertura dos hidrantes urbanos de Belém.

 

Representações Cartográficas

Globo - representação esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalhadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de método fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a partir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala